01 outubro 2015

Jovem Demais

À primeira vista, Fabrício Alves dos Santos, que mora na cidade de Paulo Afonso (a 398 km de Salvador), não tem nenhum problema de saúde. Mas o jovem, que tem aparência de uma criança de 8 anos, na verdade tem 20 anos. O rapaz parou de crescer e médicos desconhecem a causa do não desenvolvimento físico dele.
De acordo com o pai de Fabrício, o pintor Clarisberto Lira dos Santos, o filho parou de crescer quando tinha cerca de 5 anos. Na época, ele sofreu com diarreia crônica e ficou internado em Pernambuco. Após o tratamento, o menino não apresentou outros problemas de saúde, mas parou de crescer.
Um neurologista que atendeu o jovem confirma que ele tem estatura de uma criança de oito anos. A suspeita é que o problema dele seja hormonal. O jovem tem uma consulta agendada com uma equipe multidisciplinar que vai investigar o que fez ele parar de crescer.
Enquanto isso, Fabrício, que parou no ensino fundamental, sonha em prestar serviço militar ou fazer faculdade de Arquitetura. "Quero ser um arquiteto porque, quando eu desenho, só quero desenhar os edifícios", afirma. Fabrício quer aumentar a estatura para poder trabalhar assim como seus pais. "O que mais quero é um tratamento para eu crescer. Eu quero trabalhar como meu pai trabalha. Quero ajudar no trabalho dele e não posso. Eles falam que eu não vou crescer, mas eu vou", acredita.